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quinta-feira, 1 de julho de 2010

Tire-dúvidas sobre a substituição das rodas do carro

Instalação errada desgasta componentes da suspensão e pneus.
Limpar porcas e parafusos é importante antes do aperto das rodas.
Sem sombra de dúvidas alguns acessórios valorizam o automóvel. Outros, não chegam a acrescentar uma valorização financeira, mas sim uma melhoria no visual, algo que dá o toque final em um belo carro. E nesse aspecto as rodas fazem toda a diferença. Porém, o mais comum é o motorista fazer a substituição do modelo original por outro no mercado paralelo, geralmente mais “sofisticado”, ou apenas mais bonito.



Acontece que nem sempre o mercado oferece o produto adequado ao seu veículo, por isso entender um pouco mais sobre esse equipamento é importante antes de fazer qualquer alteração, mesmo que seja a troca de uma versão simples, feita de ferro, por exemplo, por um modelo de liga leve da mesma linha do seu veículo.



A primeira parte a ser analisada é a furação da roda, ou seja, a quantidade de porcas ou parafusos que são necessários para fixar a roda. Ela pode ter quatro, cinco, seis furos ou outra especificação conforme a aplicação. Tecnicamente isso é chamado por PCD, em outras palavras, a distância entre os furos de fixação e a quantidade deles que a roda possui. Para dar um exemplo dessa medida, cada marca conta com um valor de referência diferente, assim sendo a roda de um Volkswagen não cabe em um Ford.



Na seqüência da análise vem o off set, que nada mais é do que a distância entre a posição em que fica a base da roda, que faz o assentamento dela, comparada ao meio do aro. Essa informação é importante, pois a instalação de uma roda com o off set adequado mantém a boa dirigibilidade, além de evitar desgaste prematuro dos componentes da suspensão e dos pneus.
O off set com valor negativo indica que a superfície de assentamento da roda está mais próxima do lado interno da roda, em outras palavras, a parte externa da roda tende a avançar aos pára-lamas e o aro externo da roda fica mais aparente. Antigamente era comum esse tipo de roda ser chamado por tala larga, que denominava os carros esportivos das décadas de 1970 e 1980. Esse tipo de off set também é muito utilizado nas camionetes.



Já o off set positivo significa que a base da roda está mais próximo ao lado externo. Assim, o lado externo do aro não passa o pára-lama e o aro fica com aparência de fino. Esse modelo é mais utilizado em veículos de passeio. De qualquer forma todo tipo de roda conta um valor de off set, mesmo que esse valor seja zero.

Um detalhe faz muitos motoristas cometerem erros quando o assunto é roda. Trata-se do parafuso, ou porca. Eles podem ser de dois tipos. Um é o modelo cônico, que apresenta o assentamento similar a um funil. O outro é o esférico, que apresenta o assentamento similar a uma circunferência. Desse modo, cada especificação é para uma aplicação distinta, assim sendo nunca tente colocar um parafuso ou porca com assentamento cônico no furo com assentamento esférico, ou a situação oposta, pois eles não são compatíveis. Lembre-se de limpar e inspecionar as roscas das porcas e parafusos antes de fazer o aperto das rodas.



As roscas devem estar livres de corrosão ou rebarbas e em caso de corrosão ou espanamento é de extrema importância fazer a substituição imediatamente. Nunca force o aperto de parafuso e no momento de fazer o aperto, faça conforme as instruções do manual do proprietário do carro, que indica a maneira mais adequada e segura de fazer esse serviço. Uma boa dica é segurar a roda enquanto os parafusos são apertados. Evite deixar a roda apoiada apenas sobre um parafuso enquanto se faz a colocação dos demais. Para sua segurança, o aperto dos parafusos ou porcas deve ser em forma de cruz ou em seqüência de estrela.Pode parecer uma informação sem fundamento, mas a ordem correta de aperto garante a tranqüilidade dos ocupantes.



Além disso é imprescindível fazer uma verificação alguns quilômetros após o aperto a fim de observar se não ocorreu algum afrouxamento. É importante também não utilizar graxa ou lubrificante nas porcas e parafusos, uma vez que o uso dessas substâncias pode fazer com que elas se soltem com a vibração do veículo. Nunca deixe um parafuso ou porca a menos que o especificado, é um risco tremendo.

Rodas de liga leve



Se a ideia é colocar um modelo de liga leve, veja algumas das principais vantagens em relação às rodas de aço. A primeira é o peso reduzido, o que se converte em menos consumo de combustível. Com o peso inferior ocorre menor desgaste dos componentes da suspensão e também do sistema de freios. Outra vantagem é a absorção de impactos. Entretanto, independente da roda, a ausência de manutenção, ou o emprego de certos produtos químicos e materiais corrosivos podem danificar a superfície ou tornar o acabamento opaco, algo desagradável visualmente.



Alguns cuidados a serem tomados pelos motoristas para manter as rodas do automóvel sempre em ordem são o balanceamento e alinhamento de suspensão. O balanceamento deve ser realizado sempre que se perceber alguma trepidação no volante ou dentro dos limites de quilometragem estabelecido pelo fabricante do veículo. Rodas corretamente balanceadas ajudam a minimizar o desgaste desigual e estender a vida útil dos pneus. Quando as rodas são balanceadas, normalmente a cada 10.000 quilômetros, são colocadas pequenas peças de chumbo nas rodas para deixar seu peso uniforme. Os pneus e as rodas devem ser balanceados quando for feito rodízio de pneus ou então após a colocação de pneus novos.



Vale ressaltar que antes de substituir as rodas é importante pensar no conjunto formado por roda e pneu. Desse modo é bom ficar atento ao índice de carga, que não deve ser inferior ao modelo original. O limite para suportar velocidade também não deve ser desprezado.



Contudo ainda assim é possível trocar o conjunto de roda e pneu, mas o diâmetro externo deve ser mantido ou no máximo sofrer variação de até 3%, tanto para mais ou para menos. Em outras palavras, se for alterar a roda por um modelo de aro maior, deve-se fazer uma redução na altura do pneu. Uma boa regra utilizada é a seguinte: para aumentar uma polegada do aro deve-se reduzir 10 milímetros na altura do flanco e aumentar 10 milímetros na largura da seção. Por exemplo, um pneu com medidas de 175/70 R13 equivale a um modelo com medidas de 185/60 R14. Duplicando a regra um pneu 175/70 R13, pode ser equivalente a um 195/50 R15.

FONTE: G1

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