Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Um exagero de pneu: aro 30


Já circula pelas ruas de São Paulo o primeiro carro com os pneus aro 30 no País. Trata-se de uma picape Dodge Ram calçada com um jogo Pirelli Scorpion Zero, que lhe conferiu um design extremamente atraente e totalmente exclusivo. O veículo foi customizado pelas empresas parceiras da Pirelli, a Flash Wheels e a Hot Company Brasil, que receberam um desafio de um cliente extremamente exigente e que desejava um carro com características inéditas para circular pelas ruas.

“Ele queria que fizéssemos um projeto que nunca tinha sido feito antes no Brasil e, então, pensei em utilizar rodas e pneus de 30 polegadas. O desafio maior foi encontrar as rodas com essas dimensões no mercado brasileiro e nós tivemos que importá-las dos Estados Unidos”, conta Alexandre Gardin de Barros, proprietário da Flash Wheels. A customização exigiu trabalho em conjunto: a oficina de preparação Hot Custom cortou o encurtou em um metro o chassi da picape, ao passo que a Flash Wheels (especializada em rodas e pneus) rebaixou o carro em 20 cm e redimensionou a suspensão para poder instalar os pneus e rodas de 30 polegadas, em substituição aos originais de aro 17. No total, o projeto levou 60 dias para ser concluído.

“O segmento de customização automotiva é um dos principais nichos nos quais a Pirelli atua para ampliar a sua liderança no mercado brasileiro. Por isso disponibilizamos produtos que, além de trazer inovações tecnológicas e alta performance, valorizam ainda mais o design dos carros projetados pelas oficinas”, diz Fábio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsports da Pirelli.
Produção
A Pirelli foi a primeira fabricante de pneus a produzir um pneu com aro 30 no mundo, em meados de 2006, na fábrica da cidade de Rome, nos Estados Unidos. A produção em larga escala só foi possível graças ao Sistema Robotizado Modular Integrado (MIRS, na sigla em inglês), um revolucionário processo de fabricação que permite confeccionar pequenas quantidades de pneus de alta performance com ótimo custo-benefício.

O Scorpion Zero é um produto destinado a utilitários esportivos de maior potência, geralmente empregados somente em percursos asfaltados. Oferece conforto em velocidades elevadas, baixo nível de ruído, dirigibilidade precisa e respostas rápidas em manobras. Vem com o padrão exclusivo “Duplo Z”, que proporciona máxima tração em piso seco aliada à tração total no molhado. É o pneu ideal para transformação estética, com elevado nível de segurança e desempenho para o nicho de veículos 4×4 de alta potência.

Lançado inicialmente apenas no mercado americano, hoje o Scorpion Zero aro 30 está disponível para pronta entrega em todo o Brasil, em qualquer um dos 600 pontos de venda da Rede Oficial de Revendedores Pirelli.

Nenhum comentário: