Pesquisar este blog

domingo, 2 de janeiro de 2011

Som automotivo: preferências do consumidor

A Pósitron, marca da PST Electronics, divulgou o resultado de uma pesquisa realizada com os proprietários de lojas de som e acessórios da capital paulista e grande São Paulo sobre as funções preferidas pelos consumidores em um som automotivo.A conexão USB foi apontada pelos entrevistados como indispensável em um autorrádio. Outras características como reprodução de DVDs, Bluetooth e cartão de memória SD Card também apareceram em posição de destaque.
“Nosso objetivo era conhecer a preferência dos brasileiros pelas funcionalidades que compõem os aparelhos de som automotivo. Com isso, percebemos que a linha de som da Pósitron apresenta modelos completos, atendendo a todos os gostos e públicos. Nossos autorrádios possuem de conexão USB com até 32 GB, DVDs a tecnologia Bluetooth”, explica Kelly Nakaura, gerente de Marketing da PST Electronics.Além das características mais valorizadas, o estudo mostrou que algumas das siglas das funcionalidades disponíveis nos autorrádios não são completamente conhecidas
Glossário
USB (Universal Serial Bus) – Permite a conexão de equipamentos e transferência de dados sem a necessidade de desligá-los ou do uso de programas adicionais. Nos equipamentos de som automotivo, a USB possibilita ao usuário a utilização de dispositivos de memória (pen drives) como mídia, ou seja, os arquivos MP3 e WMA que antes eram gravados em CDs agora podem ser armazenados nos pen drives e reproduzidos por meio dos CDs e DVDs players que possuem essa conexão.
DVD – Digital Video Disc ou Disco de Vídeo Digital compacto de tecnologia de leitura por meio de feixes de laser. Essa tecnologia permite a gravação e reprodução de vídeos com mais qualidade.
Bluetooth – Tecnologia que possibilita a conexão entre dispositivos sem a necessidade de cabos – wireless. Nos equipamentos de som automotivo, sua utilização mais comum é para o viva-voz. Celulares com esta tecnologia embarcada podem ser emparelhados com o autorrádio, permitindo ao usuário receber e realizar chamadas enquanto dirige, com mais segurança e com as mãos no volante. Outra função muita usada é para sincronizar o celular e reproduzir músicas armazenadas no aparelho sem a necessidade de fios.
RCA – Tipo de conector utilizado em equipamentos de áudio e vídeo. Esse nome deriva de “Radio Corporation of America” que foi a empresa responsável por introduzir este conector no mercado, em meados dos anos 40. Também são conhecidos como conectores cinch ou banana e suas cores definem os sinais que serão utilizados.
Radio Data System – Sistema de recepção de dados via rádio utilizando o canal piloto do FM. A frequência utilizada é de 57 KHz a uma taxa de transferência de 1.187,5 bps (menos de 1,2 Kbps). Os autorrádios que possuem em seu sintonizador esta tecnologia podem receber dados originados das emissoras como nome da música, artista e álbum que está sendo transmitindo, além de informações de contato com a emissora e promoções.
SD/SDHC (Secure Digital High-Capacity) – Cartão de memória de alta capacidade. Variam de 4 GB a 32 GB e a velocidade de transferência de dados também é maior.
Subwoofer – Alto-falante responsável pela reprodução de sons mais graves ou de baixas frequências. O subwoofer sempre é instalado em caixas acústicas e necessitará de um amplificador auxiliar (externo).
Saída Subwoofer – Saída pré-amplificada com um sinal de áudio, em baixa frequência, específico para ser ligado a um subwoofer.
Saída pré-amplificada – Sinal de áudio disponível nos autorrádios que permite ao usuário a instalação de amplificadores auxiliares (externos).
* As terminologias também são desconhecidas do público. Esclarecemos as principais delas:
MP3 – Extensão de arquivos de áudio compactado mais conhecido e utilizado. Permite três níveis de compressão e recebeu este nome por utilizar a camada três e que possibilita uma taxa de compressão do arquivo original em até 12 vezes. A taxa mais comum para MP3 é a de 128Kbps. Assim o usuário poderá ter toda sua “biblioteca” de músicas armazenada em um espaço menor.
Pré-equalização – São curvas de áudio pré-gravadas na memória do autorrádio com o intuito de auxiliar o usuário nas configurações de áudio do equipamento. São batizadas com nomes de estilos musicais devido às características marcantes que possuem, alguns mais graves e outros mais agudos.
JPG ou JPEG – Joint Photografic Experts Group ou, em português, Junta de Especialistas em Fotografia. Tipo de compressão utilizado para diminuir o tamanho de imagens ou fotos em até 1/5 do tamanho original com perdas praticamente imperceptíveis.
WMA – Windows Media Audio ou Mídia de Áudio para ser reproduzida no programa Windows Media Player. Quando se converte uma faixa de áudio para WMA, consegue-se comprimir o arquivo em mais de 10 vezes do seu tamanho original, ou seja, na extensão original (WAV) uma música de quatro minutos ocupa aproximadamente 42 MB e, em WMA, pouco menos de 4 MB.
Diário do Nordeste/André Marinho

Nenhum comentário: