Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dicas de manutenção – Cheiro e vestígios de óleo pelo escapamento


Esse problema aconteceu com um Passat 1.8 20V Turbo ano 1999. Com o veículo em funcionamento percebia-se um forte cheiro e também vestígios de óleo no escapamento. Com base nessa informação, e sabendo que é comum em veículos VW apresentar óleo na mangueira que liga a turbina ao intercooler, o primeiro passo a ser executado foi desmontar essa mangueira.


Não deu outra. Escorreu uma grande quantidade de óleo. Aproveitando o reparo, foi feito uma revisão no sistema de lubrificação. Foi encontrada carbonização em todo o motor. Reparo: foi realizada a limpeza do motor. Para isso foi preciso retirar o cabeçote e o cárter. Mas depois da limpeza, ainda continuava vazando óleo na entrada da turbina.

Foi necessário, nesse caso, enviar a turbina para uma loja especializada, onde foi realizado o reparo no conjunto rotativo que estava danificado por falhas de lubrificação.

OBS: Os motores turbos da linha VW e Audi requerem atenção redobrada quanto ao sistema de lubrificação. Geralmente, a cada 60.000 km é necessário trocar a mangueira de alimentação de óleo para o turbo compressor, que pode entupir com o tempo. A troca da turbina na concessionária pode passar facilmente dos R$ 10.000,00
site Noticias automotivas

Nenhum comentário: