![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhcnN2J_diytr3ISRQIAzU3N82BBhiw0w35mnpQRwQ9hXQA5wVlLFF-pKlzgJFuWsxpIv5z0p9miOdTMWvG2FGBd1Q95lw1VutwVXcClXJc8Ue8NMi8uTpwo61llYKu0WEh4MlA82XFj0/s400/escapamento-fumaca-preta.jpg)
Esse problema aconteceu com um Passat 1.8 20V Turbo ano 1999. Com o veículo em funcionamento percebia-se um forte cheiro e também vestígios de óleo no escapamento. Com base nessa informação, e sabendo que é comum em veículos VW apresentar óleo na mangueira que liga a turbina ao intercooler, o primeiro passo a ser executado foi desmontar essa mangueira.
Não deu outra. Escorreu uma grande quantidade de óleo. Aproveitando o reparo, foi feito uma revisão no sistema de lubrificação. Foi encontrada carbonização em todo o motor. Reparo: foi realizada a limpeza do motor. Para isso foi preciso retirar o cabeçote e o cárter. Mas depois da limpeza, ainda continuava vazando óleo na entrada da turbina.
Foi necessário, nesse caso, enviar a turbina para uma loja especializada, onde foi realizado o reparo no conjunto rotativo que estava danificado por falhas de lubrificação.
OBS: Os motores turbos da linha VW e Audi requerem atenção redobrada quanto ao sistema de lubrificação. Geralmente, a cada 60.000 km é necessário trocar a mangueira de alimentação de óleo para o turbo compressor, que pode entupir com o tempo. A troca da turbina na concessionária pode passar facilmente dos R$ 10.000,00
site Noticias automotivas
Nenhum comentário:
Postar um comentário