Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Teste de Honestidade



Olá pessoal. Hoje vamos falar sobre o teste de honestidade. Este tópico tem por objetivo apresentar uma forma de verificar a honestidade e o compromisso da oficina e do mecânico que irá realizar o reparo em seu veículo. Vale lembrar que esse procedimento é válido somente para alguns modelos.


O teste consiste em colocar o defeito no seu veículo para que o mecânico faça o orçamento do problema que você relatar. Com base no orçamento você verificará a autenticidade do profissional e o compromisso da empresa.

Esse teste é útil para você verificar a honestidade tanto da oficina para a qual está acostumado a levar o seu veículo, quanto da oficina na qual irá você irá pela primeira vez. Imagine a seguinte situação: você está em uma viagem, e seu veículo precisa de um reparo. Caso você não conheça a procedência da oficina que irá realizar o orçamento e o reparo em seu veículo, com base neste teste, você poderá tirar sua própria conclusão se vale ou não a pena realizar o reparo no local.

Siga os seguintes passos: abra o capô do seu veículo, e caso o motor esteja frio, tente retirar o cabo de vela do primeiro cilindro, com a mão ou com um alicate tipo “bico de papagaio”. Dependendo do veículo o cabo pode estar duro para sair. Não force no cabo preto. O seu apoio é a parte em alumínio do cabo de vela. Para maior eficiência, retire o cabo de vela do primeiro e do quarto cilindro (os dois extremos). Posicione o cabo de modo que apenas encoste na vela.

Após posicionar o cabo de vela, volte para dentro do veículo e ligue o carro. Em momento nenhum segure o cabo de vela com o veículo ligado. Ao funcionar o veículo, veja se o motor está falhando, e se apresenta um barulho estranho, tipo metálico (batida de metal). Confirmando essa situação, você logrou êxito.

Leve seu veículo à oficina que desejar, e reclame de falha no motor, e barulho estranho. Após receber o orçamento da oficina, tire a sua própria conclusão.

OBS: se o mecânico perguntar onde você realizou o último reparo, seja coerente no que irá dizer.

Nenhum comentário: