Pesquisar este blog

domingo, 6 de março de 2011

DKW Sedan


DKW (pronuncia-se DeCaVê)

O Belcar era derivado da Vemaguet.

Carga útil de 410kg, para seis e as malas.

Esta é a Vemaguet (Vemaguette), primeiro carro fabricado no Brasil.
Derivado da perua DKW (oficialmente o primeiro carro fabricado no Brasil, em 1956), o DKW Sedan estreou em 1958. Mas não demorou a ultrapassar a irmã em quantidade e popularidade. Ele não era um modelo convencional. Suas portas dianteiras se abriam ao contrário e o motor dois-tempos, de três cilindros, exigia 1 litro de óleo a cada tanque de 40 litros de gasolina. Era fácil reconhecer o dona de um DKW pelo "perfume" típico da queima dessa mistura impregnado nas roupas.

A tração dianteira também era algo incomum na época: contava com a chamada roda livre - acionada, deixava as rodas girarem livremente quando se tirava o pé do acelerador, para reduzir o consumo. Mas a poupança era arriscada, pois nas descidas mais longas seus 940 kg, acrescidos da lotação, exigiam um desempenho muito alémdos freios a tambor. Graças à simplicidade mecânica e à arquitetura interna, que acomodava seis adultos, conquistou fãs entre pais de família e taxistas.

Em 1961, a Vemag, que o fabricava sob licença da DKW alemã, lançou a versão Belcar - união das sílabas iniciais de "belo carro". Trazia portas de trás maiores e abertura total do vidro traseiro, benefícios do para-lama recortado, além de novas calotas. A maior inovação, porém, era o motor, que passou de 900 para 980 cm³ (ficou conhecido como 1000). O carro fazia de 0 a 100 km/h em 31,3 segundos.

A principal mudança visual veio em 1967, com uma grade de frisos horizontais que tomava toda a parte frontal, chegando a envolver os faróis, duplos. Mas, ironicamente, esse foi o último ano de fabricação do modelo. Comprada pela Volkswagen, a linha DKW, que além da perua Vemaguet contou com um elegante sedã de duas portas, o Fissore, deixou de ser produzida naquele ano.
Fonte: http://carrosantigosblogger.blogspot.com/

Um comentário:

Unknown disse...

muito legal a história do uno, tenho vontade de ter um uno.