![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlkO8QN8ovg3uuuK_NUR-cF5NXbrfeyTnqz3II0tL_sXuaj5O4iuvxXb5fEydBH6_-BmkV2LRfwGXjIOfQ3ikfcN65lG0vgclc3XP2pAYck7A-OBnYwtozH-t4quHCLTs-vTCuRzwq1ro/s400/alcool-465x291.jpg)
Mitos:
* É preciso colocar 50% de gasolina e 50% de etanol, para evitar corrosão ou problemas no funcionamento do motor. Na verdade, pode-se abastecer com os dois combustíveis em qualquer proporção;
* Na primeira abastecida é preciso colocar somente gasolina, para evitar problemas na partida. Na verdade, é indicado manter o reservatório de partida a frio sempre abastecido, principalmente no inverno;
* O carro só pode ser abastecido com um tipo de combustível;
* O etanol corrói o motor Flex. Na verdade, a tecnologia flex fuel quebrou esse mito. O motor do carro está preparado para receber etanol sem qualquer problema no tanque, sistema de partida ou cilindros do motor;
* O carro tem problemas de partida nos dias frios, se são abastecidos somente com álcool. Basta manter o reservatório abastecido; no Nordeste não temos esse problema, mas não é bom esquecer do reservatório
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCFIzQlAHkuOwqQ7_SnN_-xCKBX7RxSzFUGprvRQAlSX2Q642etutNjCkAklQaqr23yxTGdtkyJwKrEJd1JNwej_-nqGkJrgj_diUcJ2l3uCA84bNwtLbRYk3JAig7mCNTaHCYN-Od9lg/s400/alcool-gasolina-etanol-465x227.jpg)
Verdades:
* O veículo tem autonomia de 30% a mais se abastecido com gasolina do que com etanol;
* O álcool proporciona um pequeno ganho em desempenho. Veja que no manual do seu carro que o ganho em potência pode chegar a 3 ou 4 cv;
* O motor pode funcionar com qualquer um dos combustíveis ao mesmo tempo, já que o sistema foi projetado para funcionar com o álcool e a gasolina juntos;
* Os sistemas dos motores que têm contato com o etanol são projetados para suportar a corrosão;
* O motorista pode usar aditivo para melhorar a autonomia da gasolina e manter o sistema de injeção limpo, mas não é obrigatório. Existem também aditivos específicos para motores flexíveis;
* O motor tem um compartimento com um reservatório para gasolina, usado para partida a frio. Alguns veículos novos dispensam essa tecnologia, e com o tempo não terão mais reservatório exclusivo para gasolina.
Andre Marinho DIARIO DO NORDESTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário