Pesquisar este blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Os 6 cuidados essenciais ao financiar a compra do carro novo

O financiamento é a opção de pagamento preferida pela maioria dos consumidores brasileiros que adquire um automóvel zero quilômetro.

Para evitar arrependimentos, os especialistas nesse mercado sugerem que o interessado em comprar um veículo novo tome as seguintes precauções antes de fechar o contrato de crédito:

1 – Deixar a emoção em casa
“O carro é um sonho de consumo, mas os sentimentos tornam-se maus conselheiros na hora da compra”, ressalta Décio Carbonari de Almeida, presidente da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras). “A avaliação precisa ser muito fria, considerando inclusive as despesas que surgem depois de colocar o automóvel na garagem, como impostos e combustível.”

2 – Pesquisar as condições oferecidas
Pode haver bastante diferença nas características do financiamento dependendo da concessionária procurada. Se não souber fazer todas as contas, o cliente deve exigir demonstrações claras por parte dos vendedores, de preferência passo a passo no papel (que pode ser guardado para consultas posteriores) e não apenas na calculadora.

3 – Informar-se sobre as taxas de depreciação do automóvel e compará-las com o período do financiamento
Se o parcelamento do bem é muito longo –superior a 24 meses–, pode-se chegar ao ponto em que o carro estará valendo menos do que o saldo devedor com o banco.

4 – Ler o contrato, prestando atenção às despesas extras
Geralmente, as lojas cobram uma tarifa para o cadastro. Não podem, entretanto, repassar ao cliente os custos da emissão do boleto bancário.

5 – Poupar para dar a maior entrada possível
“A conta que o consumidor costuma fazer diz respeito somente à prestação: a parcela cabe ou não cabe no orçamento da família? É essencial, entretanto, ir além e compreender exatamente o montante financiado, os juros cobrados, e o valor final pago”, diz Antonio De Julio, especialista em finanças do programa de educação financeira Moneyfit. Tendo uma noção melhor de qual será o custo total desse sonho, o motorista pode estudar ideias para gastar menos –e dar uma entrada substancial diminui bastante o desperdício com os juros.

6 – Pensar em fazer um consórcio em vez de tomar empréstimo
Caso o condutor deseje trocar de carro, e o seu veículo atual está em boas condições, não existe muita urgência nessa compra. Então, entrar em um consórcio pode ser a melhor escolha, pelos juros muito menores.

IG Carros

Nenhum comentário: